Mapas mentais: desenhando e colorindo a intuição

Descobri os mapas mentais na especialização em Educação Ambiental e trouxe como uma ferramenta que será recorrente no segundo ciclo do Jardim em Flor, conduzido por meio do sentir-pensar-agir.

Para entendermos melhor como funciona essa ferramenta, convidei a consteladora sistêmica Patrícia Andrade, fundadora do Conversas Sistêmicas, para uma conversa sobre o tema ❤

Gratidão Patrícia!

1. Conte um pouco sobre a Patrícia e sua trajetória até as “Conversas Sistêmicas!


Venho de uma carreira corporativa de mais de 25 anos. Depois de sair do mundo corporativo decidi continuar minha trajetória profissional como coach, já que havia exercido a liderança e desenvolvimento de pessoas por muitos anos. Senti a necessidade de me aprofundar nos motivos pelos quais as pessoas tem a sua performance bloqueada e estudei as constelações sistêmicas com esse intuito. Após a minha formação percebi o quanto esse conhecimento todo reunido (sou graduada em Administração de Empresas, Advogada, Mediadora de Conflitos certificada no Brasil e em Portugal entre outras formações) era capaz de apoiar as pessoas em uma transformação profunda e resolvi oferecer esse conhecimento na forma de dádiva (sem remuneração, somente com retribuições voluntárias na medida da possibilidade das pessoas). Assim nasceu o projeto Conversas Sistêmicas, em que eu me coloco à disposição para uma conversa única de 2 horas para auxiliar o solicitante a ter mais clareza sobre suas questões e apontar caminhos de solução.

2. O que é mapa mental?

Um mapa mental é uma maneira gráfica, rápida e dinâmica de identificar e organizar os elementos que envolvem um determinado tema. A utilização das cores é fundamental para entender como os subtemas se desdobram e se relacionam. Promovem um rápido entendimento e memorização quando necessário.

3. Como você conheceu os mapas mentais e por quê decidiu integrá-los ao seu trabalho? Como eles se inserem no seu trabalho?

Conheci os mapas mentais na minha formação em Coaching Executivo. Daí para frente sempre os empregos quando tenho cenários ou problemas complexos a serem analisados e resolvidos. Também utilizo para fazer um primeiro esquema de uma nova ideia ou negócio.

4. Quais os benefícios de um mapa mental para a resolução de conflitos ou questões  serem resolvidas? 

Mapas mentais nos trazem clareza e organização, o que é fundamental para lidar com questões complexas. Também são uma maneira fácil de compartilhar uma visão com outras pessoas, face à simplificação do entendimento.

5. Um mapa mental pode me ajudar no processo de autoconhecimento? Como?

Já utilizei muito desta forma. Quando preciso, por exemplo, organizar as minhas competências, descobrir pontos fracos e pontos a desenvolver. Outro dia utilizei para ajudar uma pessoa a entender melhor a complexidade da sua vida e as questões que estavam subjacentes a cada uma delas. Com isso foi possível organizar focos de atenção e ações otimizadas. Quando tiramos o problema, qualquer que seja o tamanho dele, da nossa cabeça e levamos para esta forma gráfica, tudo fica mais simples e mais claro.

6. Como criatividade e mapa mental se relacionam? A criação dos mapas pode ser uma atividade criativa, artística?

Acho que o mapa mental pode ser um instrumento para o desenvolvimento de uma ideia criativa. De novo, podemos ir enxergando os temas e organizando as ideias. Os mapas mentais inicialmente foram desenvolvidos para serem feitos sobre papel com canetas coloridas. Era uma forma rápida de se fazer anotações em sala de aula. Agora dispomos de softwares para o desenho, o que nos permite reorganizar quantas vezes quisermos com mínimo esforço. É uma ferramenta muito poderosa.

7. Como expandir minhas ações do mapa mental para minha realidade concreta?


O mapa mental é o primeiro passo para identificação de elementos e suas relações que posteriormente precisam ser organizados em um plano. É o plano que realmente estabelece o passo a passo para a realização de algo.

Sugiro que a pessoa escolha os elementos que foram organizados no mapa mental em relações de hierarquia e que, para cada elemento, sejam definidos: prazo, estratégia (visão macro do que será realizado), recursos (do que precisarei para concretizar a ideia), ações (pequenas ações possíveis e realizáveis que constituem uma grande ação). A partir disso será organizado um cronograma de ações. Sempre que necessário retome o motivo pelo qual está atuando!

Um mapa mental para o Jardim em Flor

Com o auxílio de Patrícia e deste programa elaborei essa mapa do curso Jardim em Flor! Veja como ficou:

A partir dele criei um infográfico para apresentá-lo de forma mais “florida”. Usei o famoso Canva 😉

Adorei o processo de perceber e ampliar possibilidades para este Jardim!

Quero agora propor a você: vamos criar uma mapa mental da Gratidão, primeira virtude do nosso percurso? A Patrícia e eu vamos adorar visualizar os caminhos que sua intuição te fizeram percorrer por esse tema” Compartilhe conosco ❤